Muitas vezes, alguns problemas no nosso lar podem estar enfraquecendo nossa imunidade e, pior, causando algumas doenças. Por isso, resolvemos falar, no post de hoje, como detectar alguns sinais de alerta de que a sua casa está deixando você e sua família doentes, além de aprender a resolvê-los.

  • Umidade

Uma casa com alto índice de umidade (acima de 45%) tende a facilitar o desenvolvimento do mofo, que causa inúmeros problemas à saúde. A alta umidade também atrai ácaros, que podem causar diversas reações alérgicas, além, entre outras coisas, de problemas com o sono.

  • Solucionando: para resolver esse problema, é necessário, antes de tudo, comprar um monitor de umidade, que mede os níveis dela no ambiente;

Aparelhos de ar condicionado, por exemplo, podem ajudam a equalizar a umidade interna;

Ao tomar banho ou cozinhar, ligue os exaustores. Após o banho e enquanto cozinha, mantenha portas e janelas abertas, facilitando a ventilação.

  • Poeira

A poeira também carrega ácaros, que podem causar, como já mencionado, diversos problemas – inclusive respiratórios e nos olhos. Os ácaros debilitam, ainda, o sistema imunológico. A poeira também traz sujeira, que pode conter diversas substâncias e bactérias perigosas.

  • Solucionando: aspirar a residência frequentemente (com o filtro sempre limpo) garante menos poeira e sujeiras;

Também é muito importante evitar o uso de sapatos dentro de casa, deixando-os num local próximo a porta de entrada;

Limpar bem as patas dos animais, ao chegarem da rua, é essencial;

Lave com frequência roupas de camas, cortinas (e outros tecidos) e bichos de pelúcia.

  • Infiltração

É um problema muito comum nos nossos lares, infelizmente. Os motivos que causam esse problema podem ser muitos, mas o fato é que quem mora num ambiente onde a infiltração não foi resolvida corretamente pode sofrer muito com a saúde.

  • Solucionando: ao notar, entre outros sinais, pintura craquelada, descascando ou com bolhas nas paredes, rodapés meio soltos, tábuas de pisos tortas ou deformadas e manchas nos peitorais das janelas, tudo isso pode significar um vazamento/infiltração. Ao identificar um problema assim, conserte-o o quanto antes, resolvendo, também, a origem dele.

E então, já conhecia todas essas informações?! Agora que você já sabe um pouco mais sobre tais problemas e como evitá-los e resolvê-los, esperamos que manter um lar limpo e saudável tenha ficado bem mais fácil, livrando-o de alguns vilões que podem atrapalhar nossa saúde. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *