O aumento da violência torna a segurança para condomínios uma das maiores preocupações. Síndicos e condôminos devem adotar procedimentos para amenizar as vulnerabilidades. Além disso, equipamentos de segurança se tornam itens indispensáveis nos condomínios. Em uma ação conjunta, o poder público e as associações de moradores tentam amenizar os riscos. Por isso, separamos algumas recomendações de segurança para condomínios. Confira!

Procedimentos de segurança para condomínios

A segurança para condomínios depende da participação de todos. Síndico, funcionários e moradores devem trabalhar juntos para a prevenção de incidentes dessa natureza. Independentemente do condomínio, alguns cuidados são imprescindíveis.

Funcionários

Além de seguir as orientações da administração, os funcionários têm uma participação ativa na segurança para condomínios. Especialmente o porteiro. Ele lida diretamente com visitantes, entregadores e prestadores de serviços.

Por isso, é sempre necessário obter autorização do morador para a entrada de terceiros. Eles devem ser mantidos do lado de fora no primeiro momento. As encomendas devem ser recebidas na portaria, preferencialmente. A entrada de prestadores de serviços só pode ocorrer após identificação e anotação da carteira de identidade e funcional.

O porteiro também deve ter atenção à entrada e saída do morador. O portão só deve ser aberto após verificar as proximidades. As entradas também devem se manter fechadas nos horários de recolhimento de lixo e de limpeza das áreas externas.

Por fim, todos os funcionários devem evitar dar qualquer informação sobre os moradores.

Condôminos

O melhor que os condôminos podem fazer sobre a segurança para condomínios é cooperar com os procedimentos e compreendê-los. Eles devem entender a postura dos funcionários quanto aos visitantes, entregadores e prestadores de serviço. No mesmo sentido, devem cooperar quando a administração resolver instalar ou reparar equipamentos de segurança.

Além disso, há algumas condutas que devem ser adotadas, como:

  • Verifique se há pessoas estranhas ou suspeitas ao entrar e sair da garagem;
  • Coloque olho mágico de 180 graus nas portas dos apartamentos;
  • Solicite referências e antecedentes antes de contratar empregados;
  • Mantenha o carro trancado na garagem;
  • Não deixe as chaves da unidade na portaria ou com terceiros.

Equipamentos e sistemas de segurança

A segurança para condomínios não será suficiente se não houver equipamentos. Por isso, o síndico deve se preocupar em adquirir aqueles que melhor protegem os condôminos. Há vários sistemas de segurança ótimos, mas sua eficiência depende de pessoas bem orientadas para utilizá-los. Veja alguns:

  • Passa-volumes para encomendas;
  • Sistema de comunicação entre prédios (como o “botão de pânico”);
  • Circuito fechado de TV;
  • Central de alarme com botão de pânico silencioso (monitoramento 24 horas);
  • Ronda;
  • Cerca elétrica e proteção perimetral;
  • Seguro condomínio com cobertura para incidentes de segurança.

Se você quer garantir a segurança para condomínios, deve envolver todos nesta tarefa. Além disso, é preciso ter equipamentos e sistemas que garantem a proteção dos usuários. O seguro condomínio é também importante para os casos em que há o incidente. Quer saber mais sobre esse seguro?

Fonte: Jomani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compare