Quando uma pessoa ou família se muda para um condomínio, precisa se adequar às normas, regras e rotinas do mesmo. Por isso, para ajudar nesse momento de adaptação, resolvemos trazer a matéria de hoje, que aborda esse assunto. Confira a seguir!

Primeiramente, é importante que o (s) novo (s) condômino (s) saibam das normas do edifício, através da Convenção e do Regimento Interno. Para isso, uma cópia desses documentos pode ser dada/emprestada a ele (s). Dessa forma, fica ciente de seus direitos e deveres, bem como permissões e proibições.

Esses documentos podem ser pedidos ao zelador ou ao síndico e contêm informações sobre as regras do local, em assuntos como reformas, normas de utilização de áreas comuns, mudanças, horário de silêncio, permissão e aluguel dos espaços para festas, entre muitos outros aspectos.

Outro documento importante que o morador pode solicitar é um balancete do condomínio, que costuma detalhar diversas informações, como, por exemplo, se o prédio está em obras ou arrecadando fundos para tal, se os funcionários são próprios ou terceirizados, a data de vencimento da taxa condominial etc.

Caso o morador seja o responsável pelo pagamento da cota do condomínio, é essencial que ele peça ao síndico e/ou administradora para que o cadastro seja atualizado, de forma a colocar, em seu nome, os boletos futuros, para que sejam emitidos e pagos corretamente.

Outra coisa necessária é que os novos moradores fiquem detalhados no cadastro do condomínio, com informações gerais (como nomes e telefones), além de informações de veículos da família e funcionários (babá, faxineira etc.). Tudo isso ajudará a manter a segurança do local.

Em todo esse momento de mudança, uma figura central é o síndico, que será o responsável por dar as boas-vindas aos novos moradores, colocando-se à disposição para qualquer ajuda necessária, bem como para apresentá-los aos outros condôminos, introduzindo-os nessa comunidade.

Além disso, deve disponibilizar o Regulamento Interno e a Convenção, como mencionado, até para impor, de forma amigável, as regras do prédio. Uma gentileza nessa hora é entregar contatos dos principais fornecedores da região, como farmácias, mercados, pontos de táxi, restaurantes e lavanderias, facilitando ainda mais a adaptação da nova pessoa/família.

Esperamos que tenha ficado mais fácil passar por esse momento de adaptação, tanto do lado do novo morador/família, como também do condomínio/síndico. Lembrando que todos os moradores podem fazer a sua parte, sendo gentis e amigáveis e zelando por uma boa convivência no prédio.

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