Expansão do cinturão de segurança aumenta qualidade de vida na região
De manhã, quando uma turma segue em direção ao mar, até a noite, quando os bares da Avenida Olegário Maciel abrem suas portas, o Jardim Oceânico comprova sua vocação para reunir tanto características residenciais quanto de polo de lazer. Em uma mesma rua, há prédios baixinhos e restaurantes, feira de rua e lojas de utilidades. E o melhor: tudo pertinho do mar. Por conta disso, aquele pedaço da cidade vem sendo chamado de “O Leblon da Barra” e está conquistando uma série de novos moradores, que antes não pensavam em sair da Zona Sul.
O perfil jovem dos moradores tem virado uma marca dali. Muitos recém-casados e que curtem surfe e kitesurf listam o bairro como um dos melhores do Rio para se viver. Ainda mais depois da abertura do metrô, que faz o trajeto até o Centro durar menos que uma hora.
Há ainda aqueles que sempre viveram no bairro (na verdade, um sub-bairro da Barra) e não pensam em se mudar dali. A chef Tati Lund, proprietária e chef do restaurante vegetariano .Org Bistrô, faz parte dessa turma.
— Me sinto cada vez mais segura, as ruas estão mais movimentadas, há mais restaurantes abrindo, pessoas novas chegando. Considero aqui uma Barra mais aconchegante — elogia Tati.
Cinturão de Segurança
A sensação de segurança descrita pela chef é compartilhada com o restante dos moradores que, desde o início do ano, contam com o serviço do Barra Presente, braço do programa Segurança Presente na região. A iniciativa é uma parceria do poder público com a iniciativa privada e já reduziu, no comparativo com o ano passado, 52% dos roubos a transeuntes e 46% dos roubos de veículos.
— Em breve, o programa será expandido para São Conrado e com o Corredor Presente, que já está funcionando, fechamos um cinturão de segurança neste eixo, melhorando e muito a qualidade de vida da população — destaca Carlo Caiado, vereador que, em sua passagem pela Alerj como deputado estadual, teve importante atuação para que a região fosse contemplada com o programa.
O projeto piloto Corredor Presente é um braço da Operação Segurança Presente. Os agentes atuam nos corredores viários, reforçando o policiamento do túnel da Grota Funda, no Recreio dos Bandeirantes, até o túnel do Joá, na Barra da Tijuca. O diferencial em relação às outras operações Presente é que as equipes atuarão ininterruptamente, 24 horas por dia. Ao todo, serão utilizadas 14 viaturas. Seis delas ficarão baseadas em pontos fixos e as demais circularão pela Avenida das Américas, principal via de ligação entre os dois bairros, e também pela Avenida Ayrton Senna, até a altura do shopping Via Parque.
Foi por causa desse potencial que a incorporadora Itten resolveu investir na região. São três condomínios, Oceânico Residencial Praia, Alba Apartamentos Boutique e Singular. Cada projeto da empresa tem um DNA bem definido, mas com uma característica em comum: design contemporâneo pensado para promover a harmonia com o entorno, a chamada gentileza urbana, como explica Eduardo Cruz, CEO da Itten.
— Nossa essência é criar empreendimentos que sejam um organismo vivo para o bairro. Nossa arquitetura é mais arrojada do que as construções que existem no bairro, mas, ao mesmo tempo, o design não agride o entorno — conta Cruz, reforçando a preocupação que tem com a harmonia do espaço. — Pensamos nos vizinhos, na mobilidade, nas praças próximas, não exclusivamente no nosso condomínio. Ambientes integrados, área para home office, além de sala de co-working, lavanderia Dry Clean USA e outras facilidades como bikes elétricas compartilhadas da LEV. Sem falar na vista: de frente para o mar, basta atravessar a Avenida Lúcio Costa para colocar os pés na areia — completa o CEO.
O Oceânico tem projeto assinado pelo arquiteto João Pedro Backheuser, que criou uma atmosfera de frescor, que absorve a brisa do mar, a claridade e a alegria da praia. Ele conta ainda que não existem apartamentos no Jardim Oceânico com varandas tão amplas como as do Oceânico. Há coberturas que chegam a 265m2 e apartamentos menores, de 95m2, que foram pensados para o público jovem por serem perfeitos para quem está buscando uma primeira casa. O design cool, com varandas amplas que combinam com o verde, reforça a natureza descontraída do empreendimento e faz o Jardim Oceânico ainda mais envolvente.
Fonte: O Globo