O porteiro é o profissional que está na linha de frente do condomínio, sendo responsável pela entrada e saída de pessoas e veículos, atentando-se a qualquer sinal de risco e estando pronto para tomar as ações necessárias para garantir a segurança do edifício. Considerando este nível de responsabilidade, o investimento em tecnologias aliadas dos porteiros tem crescido continuamente. Elas buscam mais segurança para o condomínio, facilitar e agilizar a comunicação com moradores e trazer mais tranquilidade e produtividade para execução das tarefas.
Segurança
Neste quesito, itens como câmeras de segurança, alarmes e sensores de presença já são elementos básicos nos condomínios. Uma das maiores empresas brasileiras de segurança eletrônica, a Intelbras, desenvolveu um sistema de controle de acesso condominial que proporciona ainda mais segurança, praticidade e conforto. Por meio de um módulo inteligente de portaria, ele registra e controla todo o fluxo de pessoas e veículos, possuindo até uma versão que permite a entrada do moradores através de um chaveiro, que envia informações sobre o acesso com os detalhes de identificação do usuário, data e hora. Para os automóveis, seu controle remoto emite códigos diferentes a cada transmissão, é um dos únicos de sua categoria que realmente possui tecnologia anticlonagem, impossibilitando golpes e garantindo maior segurança na hora de abrir o portão de garagem. No interior do condomínio, o chaveiro fornecido aos moradores, também funciona para controlar o acesso às áreas comuns, como piscina, academia, salão de festa. Além de tudo, esse sistema ainda pode ser integrado ao sistema de CFTV, permitindo a visualização da pessoa no momento de abertura do portão.
Comunicação
Uma das novas tecnologias do mercado que estão associadas com a melhoria da comunicação entre moradores e porteiros, são as centrais de portaria. Elas permitem que um condômino ligue para outro morador sem custo e sem precisar passar pela portaria. Assim, são uma opção para evitar que condôminos entrem em contato e peçam ajuda ao porteiro, tirando-o de seu posto de trabalho, correndo o risco de deixar a portaria vazia. Em casos de problemas com fumaça ou sinais de alagamento, por exemplo, um morador poder avisar o outro com rapidez e resolver o impasse de imediato. E, com equipamentos chamados de porteiros eletrônicos, conseguem tem comunicação direta com quem está no portão do condomínio.
As maneiras de trocar mensagens, avisos e acompanhar tudo que acontece no condomínio também se modernizaram. Aqui na Novo Mundo, por exemplo, oferecemos aos nossos clientes um portal que funciona como uma “rede social” exclusiva do condomínio. Por meio dela, a comunicação com condôminos sobre avisos, reclamações e ocorrências, podem ser feitas por e-mail, sms ou direto de um painel do próprio condomínio. Os porteiros poderão ficar de olho na agenda e acompanhar os dias que terão eventos no salão de festas, quando terá manutenção que precise de profissionais técnicos terceirizados, garantindo assim maior segurança e dando ainda mais atenção a estes dias devido a entrada de pessoas de fora.
Contudo, é fundamental que os porteiros estejam preparados! Por isso, a busca por cursos e treinamentos deve ser constante, fazendo com que todo o investimento em tecnologia para a segurança do condomínio não seja em vão, por ineficiência dos profissionais.
E no seu condomínio, quais são as tecnologias têm ajudado a vida dos seus porteiros? Conta pra gente!
Maravilha! Justo o que eu procurava sobre cameras de segurança. Muito obrigada!
Gostei muito do seu conteúdo sobre Porteiros Eletrônicos