A importância da inspeção predial
Em curso promovido recentemente pelo Secovi Londrina, o engenheiro civil Jairo Negro tratou da importância da manutenção e inspeção corretas nos condomínios
Problemas hidráulicos ou elétricos, rachaduras e infiltrações podem atingir todo tipo de condomínio e costumam ser motivo de “dor de cabeça” para síndicos e moradores. Isso pode acarretar problemas financeiros e estruturais, sem falar nos conflitos de relacionamento entre moradores, caso o problema não seja resolvido em tempo.
Em curso promovido recentemente pelo Secovi Londrina, o engenheiro civil Jairo Negro tratou da importância da manutenção e inspeção corretas nos condomínios. Saiba mais sobre o assunto:
COMO SE FAZ UMA INSPEÇÃO PREDIAL
A inspeção predial é uma vistoria que necessita de profissional especializado no assunto, com visão sistêmica da edificação, bem como conhecimentos técnicos sobre materiais, sistemas e funcionamentos.
Lembramos que esta vistoria tem como produto um laudo e que o mesmo deverá, obrigatoriamente, conter:
– Classificação das anomalias quanto ao risco e grau de urgência.
– Lista de prioridades técnicas com orientações, de acordo com as anomalias constatadas.
– Classificação do estado de conservação da edificação.
O QUE SE DEVE INSPECIONAR E COMO
O inspetor predial deverá inspecionar a edificação como um todo, a princípio, não cabendo levantamentos de dados por amostragem ou vistorias parciais.
Isso significa que, por exemplo, em casos de vistoria em instalações elétricas, todos os quadros elétricos deverão ser abertos e verificados, de acordo comum.
Para vistorias em sistemas civis ou hidráulicos, deve-se inspecionar todos os elementos visíveis e verificar as anomalias que indicam perdas de desempenho ou outros problemas em trechos não aparentes, como é o caso de manchas de infiltração de água junto a tubulações hidráulicas. Se esta tubulação for de ferro galvanizado e tiver mais de 15 anos, é provável que haja perda de desempenho já avançada, pois a vida útil prevista para esse tipo de sistema, feito com esse material, é em torno de 15 a 20 anos.
Portanto, os sistemas e equipamentos passíveis de inspeção, seja qual for o nível contratado, são, basicamente:
– Estrutura, alvenaria, revestimentos, instalações hidráulicas, combate a incêndio e gás, instalações elétricas e para-raios, ar-condicionado, ventilação forçada (exaustores e ventiladores), elevadores, escadas rolantes, bombas e outra máquinas, piscinas e outros equipamentos de lazer, incluindo condições de playground; paisagismo.
INFILTRAÇÕES
Danos causados pela água:
– Objetos, equipamentos; apodrecimento de madeiras; corrosão de metais; desprendimento de revestimentos; instalações elétricas.
FISCALIZAR PARA EVITAR PROBLEMAS
– Fixação de antenas; para-raios; poste de iluminação; torneira de jardim; grades; oxidação nas ferragens da laje da caixa d´água; ralos de marquise; vazamentos e dimensionamento; acúmulo de água sobre a manta; dimensionamento de muros.
AGENDA SECOVI
Curso de Brigada de Emergência em Londrina
O Secovi Regional Norte promove em setembro mais um curso de Brigada de Emergência voltado para condomínios. As aulas teóricas serão ministradas nos dias 19 e 20, no auditório do Secovi (Rua Rolândia, 295, Jardim Aurora), das 19h00 às 22h00.
A aula prática será dia 21, das 8h00 às 12h00. O ministrante será o técnico em segurança do trabalho Raimundo Augusto de Jesus Filho.
O conteúdo inclui primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, com prática sobre maneabilidade da mangueira e extintores, tática de combate às chamas e evacuação.
Fonte: SíndicoNet