Temos acompanhado uma crescente demanda por temas ligados a segurança do condomínio e o impacto na vida de todos os moradores. Sendo assim, criamos uma lista com as 7 PRINCIPAIS MEDIDAS PREVENTIVAS DE SEGURANÇA para seu condomínio:
1. Cadastro dos moradores: Sempre atualizado e de fácil acesso dos condôminos, indicando telefone de emergência, quais pessoas moram na unidade e quais seus veículos e placas.
2. Cadastro e identificação de todos os funcionários e/ou terceirizados do condomínio: Todos devem portar crachá com foto, função, horário de trabalho e dados pessoais.
3. Pré Cadastro de Visitantes: Ter um sistema de autorização prévia, em que os moradores e imobiliárias façam previsão de entrada, tanto de visitas quanto de prestadores de serviço. O mesmo vale para visitantes recorrentes como empregadas, babás, familiares e etc.
4. Lugar de vigilante e no local certo na hora certa: Garantir a permanência em seus postos de trabalho (locais em que a visibilidade para a segurança do condomínio é maior). Quando forem se ausentar, devem chamar apoio antes de deixar o posto. Quanto ao sistema de ronda, para maior controle deve ser instalados relógios de vigia, que permitem ter um controle dos horários e áreas cobertas. E lembre-se, não informar nenhum dado dos moradores a ninguém sem prévia autorização!
5. Manutenção preventiva: Os portões, grades, cercas elétricas, fechaduras, câmeras de segurança, telefones, alarmes ou sensores de presença, devem ser de boa qualidade e periodicamente testado.
6. Área iluminada = menor risco: Suas áreas externas e internas devem ser bem iluminadas e as plantas aparadas , assim como os muros e cercas devem ser de tamanho e estrutura adequada.
7. Reforçar comunicação interna: O tema segurança deve ser sempre reforçado nas assembleias e comunicações internas para que possam respeitar e contribuir.
E então? Seu condomínio utiliza estas medidas preventivas?
Fonte: Blog Winker