Hoje, dia 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Essa data serve como uma homenagem a todos aqueles que tiram algumas horinhas do seu dia para fazer o bem ao próximo! A doação de sangue é essencial para a vida de diversas pessoas, uma hora em que o líquido é insubstituível no corpo humano.
👉 Uma dúvida comum que impede algumas pessoas de doarem é: como saber se estou apto para doação? Para facilitar e responder a sua pergunta, separamos os requisitos necessários, de acordo com a Fiocruz:
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteira do conselho profissional);
- Estar bem de saúde;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
- Ter entre 16 (*) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
(*) jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e / ou responsáveis legais e um documento de identidade original desse responsável. Veja o modelo de autorização.
👉 Mas, claro, existem alguns outros impedimentos, em função da entrevista prévia realizada no hemocentro ou outro local de doação. Entre as principais:
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal, e de 180 dias após a cesariana);
- Amamentação (até 1 ano após o parto);
- Uso de alguns medicamentos;
- Anemia;
- Cirurgias;
- Extração dentária realizada nos últimos sete dias;
- Tatuagem: um ano sem doar;
- Piercing: um ano sem doar;
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
- Transfusão de sangue: impedimento por um ano.
Com a pandemia, as doações reduziram expressivamente, claro, pelo isolamento e medo de sair às ruas. Entretanto, a necessidade dos bancos de sangue estarem em plena capacidade continua! Verifique o local mais próximo a você e pergunte por todos os cuidados sanitários que estão tomando durante a pandemia. A sua doação pode salvar uma vida!
Fonte: Fiocruz.