Quando alguém assume o posto de síndico de um condomínio, percebe a importância de falar com seus vizinhos. Na posição de morador, essa comunicação é fundamental, pois envolve um de seus maiores bens: a sua casa. Por isso, melhorar a comunicação no condomínio deve estar entre as prioridades do síndico.

Quem mora em edifícios sabe o quanto a desinformação atrapalha a gestão e o convívio na comunidade. Basta um boato, uma fofoca para que surja um distúrbio e uma confusão, muitas vezes difícil de administrar.

Comunicar-se com qualidade é fundamental. E há várias formas de conseguir falar com os condôminos. Listamos algumas dicas de ferramentas para que o síndico obtenha sucesso nessa empreitada.

Mural no elevador

Uma reportagem da Revista Mundo Estranho calculou que uma pessoa passa em média 28 dias da nossa vida esperando elevadores.

Sendo assim, esse é um excelente local para divulgação de informações. Em prédios mais altos, a espera pode ser maior, permitindo que os moradores se atentem ao que está sendo comunicado, principalmente, nos andares térreos e de garagem.

Grupos no Whatsapp e/ou Facebook

Criticada por muitos, é a forma que vem sendo amplamente utilizada para melhorar a comunicação interna no condomínio.

Os grupos podem ser utilizados como meio não oficial de informações, notícias ou mesmo para agendamento de assembleias e reuniões de condôminos.

Para aqueles que julgam como ineficiente ou informal demais, é possível utilizá-la aliando outras ferramentas. Por exemplo: pode servir como “caixa” de sugestões, quadro de avisos e para divulgação de pautas a serem discutidas em assembleias e reuniões.

Caixas de sugestões e/ou livro do síndico

Essas são maneiras mais tradicionais de avisos, no entanto, com a correria do mundo moderno é muito provável que este meio seja eficiente apenas em prédios habitados por pessoas de mais idade.

Softwares para condomínios

Essa é outra forma muito utilizada para melhorar a comunicação interna no condomínio.

Muitos dos softwares para condomínios disponíveis no mercado possuem espaços apropriados para publicação de comunicados, atas de assembleias, agendamento de reuniões, campo para falar diretamente com o síndico, assim como espaço apropriado para reserva de espaços do condomínio.

A vantagem dos softwares é que a grande maioria disponibiliza aplicativos para smartphones. Assim, todos os condôminos podem acessar as informações da palma da mão.

Essas são algumas formas de melhorar a comunicação interna no condomínio. Gostou? Continue acessando o nosso blog para saber muito mais.

Reuniões e assembleias

Duas ações importantes e que devem ser constantes no condomínio. Faça reuniões regulares, para resolver pequenos problemas ou propor novas ações. Elas devem ser curtas, com uma pauta já bem definida.

Já as assembleias têm caráter mais administrativo. Servem para prestar contas, avaliar reformas, discutir orçamento e fazer votação que atinjam o Regulamento Interno e a Convenção do Condomínio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *