Muita gente torce o nariz quando o assunto é castração de cães e gatos. Mas o receio, na maioria das vezes, está relacionado à falta de informação. A verdade é que o procedimento traz uma série de benefícios, tanto para o animal quanto para o dono.
“A castração não serve somente de controle de reprodução. Ela também previne doenças e é uma ótima medida para animais agressivos”, conta o veterinário Marcelo Quinzani, do Hospital Pet Care (petcare.com.br).
Nas fêmeas, além de acabar com o desconforto do cio, ela previne infecções uterinas e o tumor de mamas (quando realizada precocemente). Já nos machos, a medida evita fugas, inibe a demarcação de território com o xixi e acalma os animais mais agressivos e difíceis de educar.
Como qualquer procedimento cirúrgico, existe o risco da anestesia. “O animal precisa estar saudável e passar por uma avaliação médica. O recomendado é castrar ainda filhote, logo após as vacinas, a partir do quarto mês de idade”, explica ele.
É comum que o pet ganhe peso após a castração: como eles ficam bem tranquilos, costumam dormir mais e fazer menos atividades físicas. “Para contornar esse problema, invista nas rações para animais castrados, com 30% menos calorias, e não deixe que ele se torne preguiçoso, mantendo as caminhadas diárias”, diz.
Fonte: Revista Casa e Jardim