Como o carnaval está chegando e, com ele, o aumento do fluxo, nos condomínios residenciais, de visitantes e locatários de temporada, além das festas e no maior uso das áreas comuns, resolvemos trazer, no post de hoje, dicas para esse período, para que a convivência siga harmônica entre os condôminos.

Querendo ou não, problemas acontecem, constantemente, dentro de um condomínio. Se tratando da relação dos moradores, motivos não faltam para começar uma discussão… Estando o prédio com mais pessoas, e muitas delas querendo aproveitar ao máximo os diazinhos de folga, essas razões podem ser potencializadas.

Por isso, para ajudar o síndico, e, na realidade, todos os moradores (e visitantes!) a manter a paz dentro de um condomínio residencial, mesmo com tantas pessoas, festas e bagunça do carnaval, separamos algumas sugestões, divididas em tópicos. Confira a seguir.

 

  • BARULHO

 

É imprescindível respeitar o horário de silêncio estabelecido pelo condomínio. Além disso, bom senso nunca é demais, não é verdade?! Antes das muitas pessoas chegarem ao condomínio, o síndico pode providenciar um aviso para ser colocado no mural e/ou elevador, informando sobre algumas regras gerais, entre elas, o horário de silêncio.

  • CRIANÇAS

 

Os pais e responsáveis devem dar às crianças limites, não permitindo que gritem ou corram em áreas que não destinadas às brincadeiras, por exemplo. Crianças pequenas devem, sempre, estar acompanhadas por adultos nas áreas comuns. Dentro dos apartamentos, é necessário respeitar o horário de silêncio e orientar que as brincadeiras durem até, no máximo, às 22h. Tapetes de borracha ajudam a impedir que o barulho passe para outras unidades.

  • CACHORRO

 

Nenhum animal de estimação deve atrapalhar o sossego de outros moradores. Quando estiver com eles, opte pelas entradas e elevadores de serviço, preferencialmente, pegando-os no colo. Caso o pet suje alguma área do prédio, limpe-a imediatamente. Se o cachorro (ou outro animalzinho) de algum morador faz muito barulho, fale com o síndico sobre o problema, e ele conversará com o dono.

  • ELEVADOR

 

Ao usar o elevador, cumprimente os presentes e espere as pessoas saírem antes de você entrar – questão de educação, mas sempre bom lembrar. Não “segure” o elevador, pois outra pessoa poderá estar precisando utilizá-lo e, por isso, estará impedida. Para transportar caixas, compras, malas e, como já mencionado, animais de estimação, use sempre o elevador de serviço.

  • GARAGEM

 

Não buzine, use luzes baixas e, obviamente, respeite sua vaga. Se um carrinho de compras ficar na garagem, retorne-o, sempre que usar, e jamais “largue-o” no elevador, para que outro morador, ou o destino, o coloquem em seu devido lugar. O síndico pode, novamente, colocar um aviso no andar da garagem, ao lado do elevador, por exemplo, sobre as regras básicas que devem ser cumpridas por todos.

  • PISCINA, CHURRASQUEIRA E SALÃO DE FESTAS

 

Respeite, sempre, os horários de uso estipulados para esses espaços. Na piscina, não use protetores ou bronzeadores solares, cremes de cabelo etc., apenas liberados do lado de fora. Não se deve entrar molhado no elevador, por isso, ao ir a praia ou piscina, carregue uma toalha e se seque antes de usar o elevador (de serviço). Preste atenção nas regras do condomínio sobre o som permitido nesses locais. Ao terminar de usar esses ambientes, faça uma pequena limpeza, retirando excesso de lixo e, claro, restos de comida e bebida, além de possíveis enfeites e apetrechos utilizados.

Conhecer e respeitar as regras do lugar onde se está é fundamental, sendo um morador ou visitante. E, para todos os efeitos, vale lembrar que uma boa conversa é sempre a melhor saída para resolver quaisquer impasses entre vizinhos. Síndico e moradores: muita calma nessa hora! Aproveitem, assim como os visitantes, o carnaval, divirtam-se e descansem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *