1. Determine um lugar específico para reunir todos os itens do pet: pode ser na área de serviço, em um quarto ou banheiro de serviço. O importante é ter um local onde tudo possa ser facilmente encontrado.

2. Identifique ração e biscoitos com tags próprias e acomode-os no alto. Brinquedos também podem ser colocados em cestos identificados. Coloque produtos de higiene em caixas plásticas que facilitem a limpeza, deixando-os sempre fora do alcance das crianças.

3. Cheiro estranho? “Caso o animal tenha um odor muito forte, é importante levá-lo para uma avaliação com um veterinário, que pode identificar problemas específicos”, aconselha Alessandra. Outras dicas são manter a tosa em dia, dar banhos com frequência, escovar a pelagem no sentido contrário para retirar fios soltos e oferecer a ele ração de boa qualidade.

4. Lave ou limpe a caminha e os brinquedos semanalmente – se possível, deixe esses itens secarem ao sol.

5. Mantenha a casa arejada: deixe portas e janelas abertas sempre que possível.

6. Em vez de varrer o chão com a vassoura, prefira usar o aspirador de pó para retirar pelos e outras sujeiras.

7. Use água sanitária em banheiros e áreas externas – além de desinfetar, ela elimina o mau cheiro. Bicarbonato de sódio, vinagre branco, desinfetante e limpa carpetes são outros produtos que podem ajudar.

8. Muita gente acha que o processo acaba aqui, já que a casa fica cheirosa. “Mas estes produtos apenas camuflam o problema”, diz Alessandra. É preciso quebrar a molécula de referência para o olfato dos animais, para que não sintam mais o cheiro de sua urina e parem de usar certos locais como banheiro. Cuidado com receitas caseiras, que podem trazer problemas sérios a eles. “A melhor maneira de acabar com esses odores é manter os espaços limpos, arejados e organizados”, sentencia.

9. Para quem tem gato, a recomendação é trocar a caixa de areia com frequência. “Na limpeza da casa, em geral, recomendo evitar produtos de limpeza com base de amônia, porque esse componente os estimula a urinar nos locais onde é usado”, alerta a personal organizer.

10. O aspirador de pó deve ser usado diariamente, é o que recomenda o médico alergologista José Carlos Perini. Mas fique atento: “Hoje, os únicos equipamentos capazes de eliminar ácaros em casa são os que têm filtros HEPA, que sugam as partículas com maior eficiência, ainda muito caros no Brasil. Periodicamente, é possível contratar uma empresa que tenha essas máquinas”, diz Perini.

 

Fonte: Revista Casa e Jardim

1 comments on “Animal de estimação em casa? 10 dicas para evitar bagunça e mau cheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *