Nesta quinta-feira, 25 de novembro, destacam-se duas datas importantíssimas:
🩸 O Dia Nacional do Doador de Sangue;
❌ e o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.
Neste ano, as duas datas vêm marcadas pelos desafios adicionais com o enfrentamento da pandemia de Covid-19.
🩸 Com relação à doação de sangue, o movimento de doadores nos cinco primeiros meses de 2021 está menor que nos últimos dois anos, segundo a Agência Senado.
Consequentemente, é fundamental frisar que a doação não aumenta o risco de contaminação pela doença e lembrar da importância da conscientização quanto à necessidade da doação de sangue.
Para saber como doar, clique aqui.
❌ No primeiro semestre de 2021, foi divulgado que no último ano, durante a pandemia do Coronavírus, os atendimentos a mulheres vítimas de violência quase dobraram na central do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em comparação com 2019, segundo dados da Rede de Observatórios da Segurança.
Em vista disso, Lei 9.014 entrou em vigor em 2020 no RJ com objetivo de proteger, não só as mulheres, como também crianças, adolescentes, pessoas com deficiência ou idosas que venham a sofrer violência doméstica dentro de condomínios.
De acordo com a lei, os casos devem ser comunicados aos síndicos ou outros administradores condominiais, que devem acionar imediatamente a autoridade policial. O anonimato de quem faz a notificação é garantido.
Saiba mais sobre a lei neste link.