A quarentena nos trancou dentro de casa e o contato com a natureza (pelo menos para a maioria) nunca foi tão pouco – e isso nos afetou de diversas maneiras. A saudade das árvores, das flores e de todos os tipos de plantas, então, despertou um desejo em muita gente: ter um jardim dentro de casa.
Apartamento pequeno
Para quem mora em apartamentos pequenos que não têm varanda, kitnet e lofts, por exemplo, o ideal é trabalhar com o paisagismo em vasos. “Essa é inclusive uma das maiores tendências do mercado desde que começou a pandemia. Uma floresta urbana que criamos dentro de um pequeno espaço, como um cantinho próximo da janela”, explica Luciano.
De acordo com o paisagista, um local com um metro quadrado já é possível receber uma urban jungle. “Dependendo do espaço disponível, montamos uma composição de vasos. O ponto de partida para o trabalho é sempre a luminosidade”, diz. Se o seu apartamento não possui sol direto, mas recebe claridade, opte por uma vegetação de sombra. As possibilidades são infinitas: “Você pode escolher um único vaso ou até uns cinco ou seis, dependendo do que couber no espaço. É uma pequena floresta, realmente”.
Vegetação de sombra: escolha sempre folhagens em tons escuros. “Geralmente, elas são mais resistentes e vão bem em área sombreada. Zamioculcas, Comigo-ninguém-pode e Chamaedorea são ótimas opções e dão um efeito muito bacana dentro de casa. Já Costela-de-adão e a Philodendron Radiatum são folhagens maiores, mas que também se adaptam a pouca luz”, ensina. Ah, lembrando que casa espécie deve ficar em um vaso diferente e que sempre é preciso checar se a planta é tóxica ou não para pets.
Apartamentos médios
Para aqueles que possuem mais espaço, o jardim vertical pode ser uma boa pedida. “Gosto de indicar esse modelo para quem tem varanda, já que os mais modernos necessitam de um ponto de hidráulica e um de elétrica próximo, além de um ralo para drenar a água”, explica Luciano. Esses, são montados na parede e têm uma estrutura modular em cerâmica ou plástico reciclado.
Já o sistema de irrigação é feito a partir de gotejamento com mangueiras automatizadas que são ligadas na tomada e programadas para, geralmente, duas vezes ao dia. “Esse modelo tem um visual incrível e é perfeito para quem não quer ter o trabalho de cuidar das plantas. Em uma pequena parede é possível se ter um jardim completo”, indica o paisagista.
Mas também existem opções mais simples que podem ser montadas em prateleiras. “Meça a parede que você tem disponível e fixe alguns pedaços de madeira de compensado com mão francesa. Aí é só compor essa prateleira com vegetação em pequenos vasos. As plantas que caem criam um efeito superbacana. A Samambaia e a Jiboia são ótimas espécies para apartamento”, ensina Luciano. Neste formato, você fica responsável pela rega!
Se em seu apartamento você tiver uma janela grande ou varanda que permita pelo menos um período de sol, aposte também nas frutíferas. “A Jabuticabeira e a Pitangueira vão bem em vasos quando se ter um pouco de sol”, garante Luciano.
Fonte: Revista Glamour