A maioria das pessoas escolhe morar em condomínio devido à segurança. A portaria é o local que mais exige atenção, pois é onde existe o maior fluxo de pessoas, inclusive de estranhos. Para que os erros sejam evitados, é preciso que o porteiro esteja sempre muito atento e cumprindo todas as regras corretamente.
Confira os erros mais comuns:
- Autorizar a entrada sem identificação
O porteiro deve pedir a identificação de todas as pessoas que desejam entrar no condomínio. Em caso de algum problema, essas informações serão úteis. Em relação às visitas, os moradores devem fazer uma lista com o nome de todos os convidados e entregar à portaria. O porteiro só deverá liberar essas pessoas após sua identificação.
- Não qualificar e orientar o porteiro
É importante oferecer ao porteiro treinamento adequado para que ele possa executar sua função corretamente. O porteiro deve conhecer as regras e cumpri-las exatamente como foram passadas em sua capacitação.
- Não investir em equipamentos de segurança
O principal foco da portaria é a segurança, portanto é importante que sejam utilizados equipamentos que auxiliem o porteiro a ficar mais consciente dos perigos e situações do dia a dia. Optar por plataformas que facilitam o dia a dia da portaria é a melhor opção. Como por exemplo: uso de câmeras, biometria, aplicativos, entre outros.
- Acúmulo de funções
Lugar do porteiro é na portaria! Não é desejável o acúmulo de outras tarefas, como limpeza, jardinagem, pequenos reparos… Cada funcionário deve ser destinado à sua função específica. Dessa maneira, evitamos que o porteiro desvie sua atenção para outra tarefa.