image (100)

Mantenha as plantas saudáveis enquanto você viaja

Quando você decide viajar, quem cuida das suas plantas? Muitas pessoas pedem aos parentes ou vizinhos para regá-las enquanto passam o período fora, mas tem quem não conheça ninguém para solicitar essa ajuda. Pois saiba que existem truques que ajudam a manter as plantas úmidas por mais tempo. Confira as dicas que a nossa parceira Carol Costa, do portal Minhas Plantas, preparou pra gente.

 

1) Cubra os vasos com uma cobertura vegetal

 

Você sabia que a maior parte da água que a planta recebe é usada para que ela não superaqueça e mantenha o controle de sua temperatura? Por isso é muito importante colocar uma camada de cobertura vegetal na superfície do vaso, o que evitará a perda de água e manterá a terra úmida por mais tempo.

 

E sabe quem ensinou isso aos jardineiros? A própria natureza! Já reparou que, ao passear em parques ou em locais com muitas árvores e plantas, é muito comum encontrar folhas secas e pedaços de árvore no chão? Sabe por que isso acontece? Porque a natureza é sábia e, por si só, estabelece mecanismos para a proteção do solo.

 

– Principais tipos de cobertura vegetal: cascas de pinus, cavacos de madeira, musgos desidratados, aparas de grama, pedaços de tronco, sementes, folhas de bananeira e palhas em geral.

 

– Pedrinhas decorativas evitarão que a terra perca água por evaporação, mas não contribuirão com a questão nutricional da planta. Elas basicamente vão proteger a planta do sol.

 

– Independentemente da cobertura que você escolher, coloque uma camada grossa no vaso. Nada de economizar na proteção da planta.

 

2) Planta adubada segura mais água do que a não adubada

 

Adube suas plantas. Além de garantir a renovação dos nutrientes que a espécie precisa para crescer com saúde, o adubo ajudará a manter a terra mais úmida.

 

3) Mantenha os vasos próximos

 

Os vasos, quando colocados perto uns dos outros, criam uma massa de vapor que protege as plantas da desidratação. Então, se você for viajar, junte todas as plantas em um único local.

 

4) Vasos suspensos desidratam mais rápido

 

Devido à ação do vento, os vasos que ficam pendurados costumam perder mais água, portanto merecem atenção especial antes de uma viagem. A dica é colocar os vasos no chão e mantê-los próximos das outras plantas.

Gostaram das dicas? Para viagens curtas, como as que fazemos nas festas de fim de ano, tais truques são valiosos. Ao voltar para casa, provavelmente você encontrará suas plantas em bom estado. Mas, ao retornar, é importante que você lhes dedique um tempinho, para avaliar o estado de cada uma delas e oferecer cuidado especial caso alguma precise.

 

Fonte: Condomínios Verdes

Categoria: ATUALIDADECONDOMÍNIOSDECORAÇÃODICASUSTENTABILIDADE

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog