Warning: mysql_query(): Unable to save result set in /home/novomund/public_html/blog/wp-includes/wp-db.php on line 1940
Conheça as atitudes do porteiro profissional | Novo Mundo Administradora Blog
253022-P46MP5-838

Conheça as atitudes do porteiro profissional

O porteiro é um profissional de suma importância para segurança do condomínio. Eles são responsáveis por controlar tudo e todos que entram e saem, por isso é preciso estar sempre atento e realizar o seu trabalho com máxima precisão. Entretanto, mesmo sabendo do impacto que uma falha destes profissionais pode gerar, ainda existem casos de descuidos que porteiros acabam tendo durante a sua rotina de trabalho. Para ajudá-los a reparar e evitar esses deslizes durante o serviço, chamamos atenção a algumas questões:

Distração

Embora a função deste profissional seja cuidar do trânsito de pessoas e estar de olho em toda a movimentação do condomínio, a desconcentração é um dos pecados que muitos porteiros ainda cometem. De fato as distrações podem ser muitas, por isso é recomendado que não seja permitido durante o horário de trabalho o uso de celular, tablet ou outros aparelhos que possam desconcentrá-lo.

Ainda assim, porteiro, evite conversas longas com moradores ou colegas de trabalho, bate-papo também pelo celular, não se distraia com a televisão ou navegando pela internet e, sobretudo, não durma durante o serviço. É importantíssimo estar ligado para garantir que estranhos não entrem nas áreas do condomínio.

Portaria vazia

O porteiro deve evitar ao máximo sair da guarita durante o seu turno. É possível que existam momentos em que seja necessário se ausentar rapidamente, por exemplo, ocasiões em que um morador solicite algum tipo de ajuda. Em vista disso, deve-se conscientizar os moradores para apenas em casos extremos e de realmente muita necessidade chamarem-o para ajudar.

Bem como, quando precisar deixar o seu posto de trabalho, porteiro, por mais rápida que seja, solicite a algum outro funcionário para cobrir a sua saída. Garantindo assim que a portaria não esteja vazia em momento algum.

Entrada de carros e pedestres sem identificação

Regra básica de todo condomínio é fazer a identificação de todos que entrarem no condomínio, tanto pedestres quanto motoristas. Para isso, os porteiros devem estar bem instruídos para executar sempre com exatidão essa tarefa. Caso contrário, o não cumprimento da mesma gera um grande risco a segurança dos condôminos, permitindo a entrada de estranho.

Sendo assim, porteiro, não se engane contando que reconheceu o carro ou morador pela câmera de segurança, peça sempre identificação. Em casos de visitantes, pergunte sempre o nome, em seguida, interfone para o morador pedindo autorização. Apenas libere a entrada de veículos quando cadastrados ou autorizados por moradores com a especificação do nome e descrição do carro. Faça também um registro dos horários de entrada e saída de todos os visitantes, caso haja alguma ocorrência, essas informações podem ajudar.

Conversar sobre a vida dos moradores

Pela rotina de acompanhar toda a movimentação do condomínio, o porteiro presencia o dia a dia e, muitas vezes, particularidades dos moradores. Também acaba criando um relacionamento simpático, que é até mesmo fundamental para a boa convivência entre ele e os condôminos. Portanto, é importante investir em um bom profissional, em treinamentos e orientá-lo para adotar uma postura ética e discreta.

Essa não é uma questão relacionada a segurança, mas não deixa de ser algo a ser tratado e de grande importância. Neste caso, porteiro, é preciso trabalhar com foco e zelar sempre pela discrição.

O seu porteiro é nota 10 ou ele tem dormido em serviço? Conte pra gente a sua experiência com estes profissionais 🙂

Fonte: Condlink.

Categoria: Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog