desk-writing-work-pen-office-business-842428-pxhere.com

4 dicas para previsão orçamentária de condomínio

A previsão orçamentária é um tema que demanda bastante atenção por parte de síndicos e condôminos. Nela deve estar previsto, da forma mais assertiva possível, como será gasto o dinheiro do condomínio ao longo do ano, para garantir a estabilidade financeiro do condomínio. Abaixo vamos lembrar algumas questões que são importantes para você garantir maior precisão na hora de elaborar a previsão orçamentária do seu condomínio.

Tenha como base o ano anterior

Comece por uma análise dos dados do ano anterior. Num geral, caso não tenha acontecido nenhuma mudança no condomínio ou questões extraordinárias, as despesas e receitas como, por exemplo conta de luz, água, telefone, materiais de limpeza e escritórios, não vão variar muito.

Atualize-se sempre sobre as questões financeiras do país

Procure sempre saber quais são as perspectivas de aumento dos custos que você já tem programados para o seu condomínio que podem influenciar no orçamento total.

Fique de olho nos inadimplentes

Verifique se o seu condomínio possui uma média de inadimplência. Isto é, uma certa quantidade de condôminos que sempre atrasam os pagamentos, ou que vêm atrasando. Como você não pode contar com a parte deles em dia no seu orçamento total, deverá buscar outra alternativa para não chegar ao final do período com saldo devedor.

Não esqueça das despesas específicas de cada mês

As despesas que só acontecem em determinados meses, como férias, 13º terceiro, entre outros, estão incluídas na sua previsão orçamentária? Nesses casos você deve se atentar bastante, por exemplo no caso de férias de funcionário. O valor das férias está incluído no orçamento corretamente, mas você lembrou que provavelmente vai gastar um pouco mais para contratar um substituto para esse funcionário? Esse valor deve ser computado no orçamento.

Seguindo essas dicas, certamente o seu condomínio vai ficar longe do desequilíbrio financeiro. Para entender melhor, clique aqui e veja o vídeo especial sobre previsão orçamentário com nosso diretor Ronaldo Coelho Netto!

Categoria: CONDOMÍNIOS

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog