pexels-photo-45072

Eficiência energética em condomínios

Economizar luz é muito importante, mas utilizá-la de maneira consciente é ainda mais. É neste contexto que surgiu o conceito de eficiência energética, que é, muito mais que uma questão de economia, uma questão de cidadania.

Ele diz respeito a ações que visam conservar os recursos não renováveis, otimizar o uso de diversas fontes de energia e combater o desperdício, além de contribuir para uma sociedade mais sustentável.

Instalar um projeto de eficiência energética no condomínio pode parecer complicado, mas existem profissionais qualificados e dispostos a ajudar no mercado. Confira algumas dicas para implementar de vez este conceito dentro do seu condomínio.

 

Identificar prioridades

A eficácia do seu projeto só será garantida se você souber definir as prioridades, mas para isso não basta achar que uma troca será mais eficaz que outra. Por isso, é importante contar com uma equipe qualificada para fazer este tipo de avaliação. Ela ficará responsável por montar um cronograma e planejamento a serem seguidos de acordo com as prioridades estabelecidas.

Defender os interesses do condomínio

Cuidado para não cair no conto de qualquer pessoa que diga ser qualificada para realizar o trabalho. Pesquise credenciais e investigue se a empresa ou pessoa segue os protocolos internacionais que regulam a pesquisa de eficiência energética.

Garantias

É importante estabelecer em contrato qual será o tempo de retorno do investimento, que deve seguir uma meta estabelecida para reduzir com eficácia os custos com energia, e delinear quais serão as medidas cabíveis caso a redução de consumo prometida não seja alcançada. O síndico deve manter sempre a nota fiscal e os certificados dos produtos que serão utilizados para que depois possa prestar contas com o condomínio.

Manutenção

É necessário manter uma equipe capacitada para lidar com o equipamento econômico. Em alguns casos não é preciso trocar equipamentos, mas apenas mudar a rotina dos já existentes e aliá-los com uma boa capacitação dos funcionários.

 

Caso você esteja interessado em aderir à eficiência energética, a Novo Mundo tem parceiros com muita experiência de mercado nessa área: a BCG Engenharia. Para mais informações, assista ao vídeo que produzimos em conjunto: http://bit.ly/2Fh4b7h
Com essas dicas, além de tornar o seu condomínio mais sustentável, o local trará economia e eficiência para os moradores. 😊

Categoria: Não categorizado

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog