1

Como escolher entre compra e aluguel

Muita gente tem o sonho de comprar a casa própria, mas existem diversos fatores que devem ser considerados na hora de escolher entre alugar ou comprar um imóvel. Você sabe quais são eles? Vamos citar alguns para te ajudar nessa decisão tão importante.

O primeiro é, claro, o fator monetário. É preciso considerar de forma objetiva e direta a sua situação financeira no momento. Ao avaliar o preço de um imóvel, lembre-se que, caso precise de financiamento, a prestação do imóvel será acrescida de juros. Certifique-se de fazer o cálculo correto para saber qual será o valor total a ser pago ao final do financiamento.  

Também não esqueça de avaliar quais impactos a compra teria sobre a sua vida. O sonho pode se transformar em pesadelo a longo prazo, já que o financiamento imobiliário costuma ser uma dívida que dura muitos anos; por isso, é importante tentar visualizar o futuro e compreender se as suas necessidades serão as mesmas daqui a alguns anos.

Caso você pense em ter filhos, por exemplo, o apartamento de um quarto que agora parece perfeito pode acabar ficando pequeno. Tudo bem que você não tem uma bola de cristal, mas investigar quais são seus desejos e delinear planos para o futuro pode te ajudar.  

A entrada que você dará caso queira comprar um imóvel também é um fator importante.

Quanto maior for o valor que você tiver disponível, menor será o valor do financiamento e as taxas de juros. Por isso, mesmo que a vontade de comprar seja grande, talvez seja melhor esperar.  

Existe também o muitíssimo importante fator emocional: adquirir um imóvel é um comprometimento de longo prazo, e provavelmente o maior investimento que você irá fazer. Por isso, é importante atentar ao seu estado emocional e não tomar nenhuma decisão com impulsividade.  

Caso você esteja inseguro sobre se este é o melhor momento para comprar um imóvel e chamar de seu, ou se a sua situação financeira pode ficar um pouco mais estável, opte pelo aluguel. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, pagar aluguel não é jogar dinheiro fora – pelo contrário! Costuma sair muito mais barato do que a compra.  

No Brasil, temos a crença comum de que imóveis são investimentos, mas a verdade é que não é bem assim. Muitas vezes, por influência do mercado, eles acabam não dando o retorno esperado. Se você tem um dinheiro sobrando e não sabe o que fazer com ele, procure por investimentos.

Esperamos que, com essas dicas, a decisão entre comprar ou alugar um imóvel fique mais fácil para você. Depois vem contar pra gente o que você decidiu! 😊

 

Categoria: CONDOMÍNIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog