Untitled-2

Quais são as melhores práticas na hora de reformar uma unidade no condomínio:

Obras em unidades de condomínios podem ser estressantes, tanto para quem executa quanto para os vizinhos, que têm que lidar com o barulho e a bagunça. Mas, afinal, existe algo que possa ser feito para amenizar esses transtornos?

A resposta é: sim! Algumas medidas podem ajudar no dia a dia até a conclusão da reforma. O primeiro passo é praticar a política da boa vizinhança. Ao obter a autorização para começar a sua reforma, comunique o período da obra aos seus vizinhos e, claro, ao síndico. E não se esqueça que alguns vizinhos podem ter hábitos diferentes, como os que têm crianças pequenas em casa e os que trabalham em horários não convencionais. Portanto, não deixe de conversar com estes e, se for o caso, combinar alguns horários diferentes para que a obra possa correr tranquilamente. E, também, é válido instruir os trabalhadores da obra para que evitem conflitos com o síndico e os vizinhos.

Também é importante tomar alguns cuidados na hora de utilizar os elevadores do prédio. Em primeiro lugar, é imprescindível comunicar a todos sobre o uso exclusivo do elevador e os horários em que ele será necessário. Uma boa ideia é programar as entregas de material para o mesmo horário, evitando, assim, que o elevador seja usado o dia todo. Para prevenir estragos, é indispensável que se acolchoe a cabine, além de respeitar o limite de carga. E, claro, não podemos esquecer que, após o uso, a limpeza do elevador deve ser feita, para que os outros moradores possam usá-lo.

A sujeira que uma obra causa pode trazer incômodo para os vizinhos, além de inconvenientes com a limpeza dos ambientes e, até mesmo, gerar problemas respiratórios. É possível amenizar esse transtorno fechando janelas e saídas que dão acesso às áreas de circulação e usando panos úmidos nos vãos embaixo de portas. Mas lembre-se: o ambiente não pode ser completamente vedado, pois isso põe em risco a saúde de quem estiver trabalhando.

O barulho é, provavelmente, a maior reclamação durante as obras. Veja a possibilidade de os materiais sejam cortados fora do condomínio, evitando o barulho (e a poeira!). Caso não seja possível, certifique-se que esses procedimentos sejam feitos em horários permitidos.

Resumidamente, o melhor jeito de se evitar conflitos e transtornos na hora de reformar o seu imóvel é mantendo uma comunicação com os que estão ao seu redor, e sempre lembrar do bom senso. Caso aconteça da sua obra afetar a vizinhança, trazendo incômodos como trincos em gesso ou paredes, ou algum tipo de prejuízo na rede hidráulica ou elétrica, não deixe de tratar que seja reparado o mais rápido possível.

 

Categoria: CONDOMÍNIOS

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog