predio novo mundo

Antes de comprar um imóvel, conheça o condomínio

Você está em busca de uma casa ou apartamento perfeito e acha que encontrou o tal?! Então, preste bem atenção, pois, além de conhecer bem o imóvel e todos os seus detalhes, verificar o condomínio e suas variáveis também faz parte desse processo. Falaremos melhor sobre isso, a seguir.

Além do estado de conservação do imóvel em questão, verificação da luz (da manhã ou tarde) incidente, preço, área/bairro que está localizado, uma coisa que não pode deixar de ser bem observada é o condomínio onde a casa ou o apartamento está, conhecendo alguns pontos importantes.

O primeiro deles diz respeito às regras do condomínio, que podem ser conferidas através da Convenção e do Regimento Interno. Nesses documentos, é possível observar as normas com relação às mudanças (o que pode ou não ser feito), uso de áreas comuns, festas, animais de estimação e muitas outras coisas.

A garagem, que é um ponto que costuma gerar atrito entre vizinhos, também deve ser verificada. Indo até o local, vendo a disposição das vagas, checando como funciona, quais os equipamentos de segurança disponíveis etc. O elevador também deve ser olhado, observando, inclusive, a questão da manutenção preventiva.

Outros equipamentos importantes, como bombas, portões, câmeras e interfone, por exemplo, também podem ser questionados e avaliados, além, é claro, do sistema de combate a incêndio, sendo essencial que ele esteja na validade. Pergunte, também, sobre os sistemas de segurança e comunicação.

Além de todos esses fatores, um muito importante em qualquer condomínio, independente de seu porte, número de moradores e outros aspectos, é a inadimplência. Confira, com a administradora, qual o índice médio no condomínio em questão, pois, sendo alto, compromete o fluxo de caixa.

Ainda nesse assunto, vale perguntar como é feita a prestação de contas mensais do prédio, pois ela deve ser totalmente transparente, e do conhecimento de todos os condôminos, para que não restem dúvidas, para nenhum condômino, sobre como o seu dinheiro (e dos outros moradores) está sendo gasto.

Se o condomínio tiver áreas de lazer, como, por exemplo, piscinas, quadras, salas de jogos, salão gourmet etc., é importante verificar o estado de conservação desses locais, além de entender como é feita sua manutenção. Eles devem ser mantidos em ótimo estado, para não desvalorizar o patrimônio – e para que os moradores possam usar os ambientes da melhor forma.

Esses foram alguns dos principais aspectos relacionados ao condomínio que devem ser levados em conta por qualquer pessoa antes de, efetivamente, comprar um imóvel. Esperamos que esse post tenha sido útil, te ajudado e feito você refletir sobre a importância desses fatores.

Categoria: ATUALIDADE

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog