pimentão

Como plantar pimentão orgânico em casa

O pimentão é um dos alimentos mais relevantes na agricultura do país, tanto no viés econômico quanto no culinário. A afirmação é do especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, que conta que o pimentão refere-se a um grupo de cultivares das pimentas. As plantas deste grupo, no geral, apresentam frutos maiores e são uma variante da pimenta, porém sem a capsaicina (substância responsável pela ardência) – uma característica que apresenta frutos mais doces e podem agradar mais paladares.

Apesar da grande variedade de cores e formatos, a produção convencional de pimentão pode ser é prejudicial à saúde devido à prática comum de uso excessivo de insumos agrícolas e agrotóxicos, restando ao consumidor descobrir feiras orgânicas ou maneiras de como plantar o pimentão orgânico em sua própria residência para consumir um produto realmente saudável e nutritivo. Isso é o que vamos mostrar abaixo.

Como plantar pimentão orgânico

Plantar pimentão orgânico não é uma tarefa difícil e pode ser realizada tanto em pequenas hortas como em vasos, desde que esses possuam uma boa profundidade para oferecer um crescimento saudável às raízes. O pimentão orgânico é uma planta que também valoriza o ambiente como decoração, podendo ser plantado em diversas cores, como o verde, amarelo, roxo, além do tradicional pimentão vermelho. O bacana é que ele pode ser cultivado até mesmo em pequenas sacadas de apartamentos, desde que receba iluminação adequada.

Escolhendo as Sementes

O primeiro passo sobre como plantar pimentão orgânico é escolher boas sementes, é importante que não tenham passado por nenhum processo químico. O pimentão verde tem sua própria semente, mas em geral é adquirido como pimentão vermelho e colhido uma poda antes do amadurecimento do pimentão vermelho.

Onde plantar o pimentão orgânico?

As sementes do pimentão se desenvolvem de maneira frágil, logo, é recomendada a produção de mudas em sementeiras antes de colocar a planta no canteiro ideal. Caso opte por manter o pimentão em vasos, não é necessário cultivar mudas em sementeiras, basta apenas estar mais atento nos primeiros dias antes da germinação. As sementes devem ser colocadas em aproximadamente 0,5 cm de profundidade e cobertas com terra ou substrato no qual foi plantada.

Espaçamento 

Quando as mudas estiverem com uma altura entre 10 cm e 15 cm devem ser transplantadas para o solo. O espaçamento entre plantas deve ser de 40 cm a 60 cm, e entre linhas é preciso respeitar o espaço de no mínimo de 60 cm, e no máximo de 120 cm. O pimentão orgânico é o tipo de planta que necessita de tutoramento, portanto deve haver espaço suficiente para que as estacas e cercas sejam instaladas.

Clima

O pimentão orgânico é uma planta que se adapta à climas quentes e úmidos, mas que graças ao sistema de estufas pode ser cultivado em qualquer região. A temperatura ideal para que o pimentão cresça saudável é entre 20°C e 25°C, e embora seja uma planta que se adapte aos climas quentes, acima de 30°C há uma redução no tamanho dos frutos. Abaixo de 10°C não há maneiras de como plantar pimentão orgânico. A umidade relativa do ar deve permanecer entre 50% e 70% e caso o clima não seja possível manter esta taxa de umidade consiga atingir tal meta, é preciso se utilizar de sistemas de irrigação para garantir uma umidade adequada.

Iluminação

Para um bom cultivo do pimentão é preciso que exista alta luminosidade, ou seja, em apartamentos o vaso deve estar localizado em uma área contemplada pela luz solar durante todo o dia. Já em locais muito quentes é recomendado o sombreamento parcial para que o excesso de luz não queime o pé de pimentão orgânico.

Irrigação

A irrigação do pimentão orgânico é parte essencial do bom desenvolvimento. O pimentão deve receber água sempre que possível, mas de forma que não encharque o solo. O sistema de gotejamento é uma excelente alternativa para fornecer a quantidade de água ideal da planta, uma vez que o excesso de água no solo pode aumentar a proliferação de doenças e pragas e também causa o desprendimento das folhas.

Solo

Plantar pimentão orgânico é uma tarefa simples e que não necessita de grandes investimentos, o solo é a base para o bom desenvolvimento das plantas. O pimentão necessita de um solo fértil, leve, arejado, com boa capacidade de drenagem e que seja rico em matéria orgânica, caso contrário será necessário realizar a adubação para repor nutrientes e para equilibrar as propriedades do solo escolhido. O pH do solo deve variar entre 5,5 e 7,5. Em casos de solo empobrecido, recomenda-se o uso de adubos orgânicos, sendo esses produzidos com lixo orgânico ou através de outros métodos de reaproveitamento. O solo bem nutrido garante que o pimentão cresça de forma vigorosa, rico em nutrientes e sem intervenção química, o que é essencial para uma alimentação saudável.

Tratos culturais

Nas primeiras semanas é necessário acompanhar os pés de pimentão com mais atenção, principalmente para retirar plantas invasoras que podem vir a retirar os nutrientes do solo. O produtor deve capinar manualmente, tomando cuidado com as raízes e com os brotos do pimentão. Por ser uma planta de crescimento vigoroso que cresce facilmente, o pimentão orgânico deve receber o tutoramento ao longo de seu desenvolvimento. O uso de estacas, cercas e arames auxilia na condução da planta para que se não cresça além dos limites e consiga manter um tamanho adequado e que facilite os tratos culturais tanto para a colheita quanto para a manutenção. Quando a planta começar a crescer sem orientação, basta colocar uma estaca de aproximadamente 1m de comprimento e amarrar o caule principal à estaca, dessa forma a planta crescerá de maneira guiada.

Colheita

A colheita do pimentão deve ser realizada entre 12 e 16 semanas após a germinação das mudas. Caso tenha a intenção de consumir o pimentão do tipo verde, é possível colher os frutos de outras cores ainda não amadurecidos, o que garante uma maior variabilidade mesmo com apenas uma variedade da planta. O período de colheita pode ser prolongado por alguns meses, tornando o pimentão orgânico um produto financeiramente viável, tanto para o produtor urbano quanto para o produtor rural, visto que oferece uma grande produtividade.

Deixe sua vida mais colorida e saudável

Consumir alimentos orgânicos faz bem para o seu organismo e para o meio ambiente. Brinque com as cores dos pimentões orgânicos e faça pratos diferenciados, como o pimentão recheado. Uma alimentação mais saudável não precisa ser, necessariamente, algo sem graça e sem sabor, os pimentões orgânicos estão aí para provar isso ao consumidor.

 

Fonte: Ciclo Vivo

Categoria: ATUALIDADE

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog