untitled-1

O que avaliar na hora de comprar um imóvel

No Brasil, o atual momento econômico pode ser muito favorável para quem tem condições de comprar um imóvel, com a concessão de descontos e outras facilidades, para fechar o negócio. Por isso, para avaliar essa decisão, resolvemos fazer o post de hoje. Confira abaixo!

 

  • Economia atual X mercado imobiliário

 

O setor imobiliário vê essa fase atual com muita preocupação e apreensão, mas também com grande expectativa de melhora. Sendo um imóvel uma compra de alto valor e, por vezes, única para algumas pessoas, depende de dois fatores: prazo e crédito.

Os recursos de financiamento dependem de duas fontes: poupança e FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Com o aumento dos juros e a queda na renda familiar, a poupança perde recursos para outras aplicações financeiras, já os recursos do FGTS são reduzidos pela alta taxa de desemprego.

Conclusão, redução da oferta de crédito e aumento do custo desse crédito. Ou seja, cenário negativo nos dois sentidos, desestimulando a aquisição de imóveis. Com a mudança no governo, cria-se certa expectativa de que as coisas vão começar a melhorar.

 

  • Momento propício para a compra de imóveis

 

Quando a oferta se torna maior que a demanda, quem sai ganhando nessa história é o consumidor. As empresas ficam mais abertas a negociações, não só quanto ao valor do imóvel, mas também negociando contas como a taxa condominial, impostos e até a colocação de armários no imóvel.

Portanto, é importante que, nesse momento, o consumidor fique atento e busque informações sobre a empresa, sobre o empreendimento e tudo que esteja relacionado com a transação, garantido a saúde da operação. Contar com a orientação de profissionais do mercado imobiliário é de suma importância.

O cliente, antes de fechar um negócio, deve levar em consideração a idoneidade da empresa, verificando o registro do imóvel no cartório, certidões do vendedor e, é claro, analisando detalhadamente o contrato, que deve ser registrado em cartório, após assinado.

Além disso, é claro que o comprador deve visitar o imóvel e conferir suas características, vizinhança, cômodos, posição do sol e outros fatores. Por isso, fique atento! O momento atual é, sim, propício à compra de imóveis, mas fique ligado em todas as etapas do processo! 😉

Categoria: NOTÍCIAS DO MERCADO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo por: nmundoblog